quarta-feira, 7 de setembro de 2005

Em quais hostes militas?

Descobri o porquê de tanto sectarismo nas igrejas protestantes. Há dois tipos de pessoas dentro delas: os sedentos, os que querem mais, e “as crianças que brincam de religião”, que quando percebem que Deus irá se manifestar, fogem da raia. Com a palavra, ninguém menos que C.S. Lewis:

“E sempre assustador encontrar vida quando pensávamos estar sós. "Cuidado!" gritamos, "está vivo!”. E assim esse é exatamente o ponto onde muitos retrocedem - eu teria feito o mesmo se pudesse – e não continuam no Cristianismo. Um Deus "impessoal" – não basta. Um Deus subjetivo de beleza, verdade e bondade dentro de nossas cabeças - melhor. Uma força vital informe, surgindo através de nós, um vasto poder que podemos deixar fluir - perfeito. Mas o próprio Deus, vivo, puxando do outro lado da corda, talvez se aproximando numa velocidade infinita, o caçador, o rei, o marido – aí são outros quinhentos. Chega a hora em que as crianças que estavam brincando de ladrão de repente silenciam: o que ouvimos foram passos de verdade no corredor. Chega a hora em que as pessoas que estavam brincando de religião ("A busca de Deus por parte do homem!") subitamente retrocedem. E se O encontrássemos de verdade? Nunca imaginamos que isso pudesse acontecer! Pior ainda: e se Ele nos encontrou?”

C.S. Lewis – Milagres - Tradução minha, misturando outras duas.

Eu já vi isso acontecer. Até me lembrei do Gregório McNutt, que diz que sempre há líderes tentando apagar o fogo que o próprio Deus acende na vida de alguns cristãos....

A pergunta que fica é: De que lado estou? E você? “Examine pois o homem a si mesmo”...

Nenhum comentário: